quarta-feira, 19 de junho de 2013

Como se faz

Mantis religiosa




A fotografia que veem é de um Louva-a-Deus na hora em que comia uma mosca vulgar. Captar momentos como este tem os seus desafios.
Das inúmeras vezes que tentei no campo, com muita dificuldade, conseguia apanhar o momento, mas depois não haviam as condições necessárias para a fotografia sair tecnicamente boa, apesar de usar um bom tripé.
Quando estou a usar lentes para macro ou mesmo um fole de extensão, a profundidade de campo é de apenas alguns milímetros, então ai o mais pequeno toque no tripé ou em algum botão da máquina é suficiente para a fotografia sair desfocada, e acreditem fazer isto no campo não é fácil, então por força das circunstancias eu construi uma base que uso para macrofotografia, uso-a junto com iluminação artificial, luz de flashes, pois assim consigo aumentar a profundidade de campo, como podem ver, na base de madeira preta, estão várias fixações que servem para fixar os flashes, para fixar a máquina uso uma rótula Manfrotto com um carril de focagem Fotomate LP-01, assim tenho a vantagem de ter uma focagem precisa  sem mexer na máquina fotográfica ou lente.
Outro pormenor importante em macro, é a iluminação não da fotografia mas a luz que temos de usar para iluminar o motivo para conseguir fazer corretamente a focagem, este é um assunto que faz todo o sentido quando trabalha-mos com fole de extensão, pois precisamos de ter o motivo bem iluminado para puder focar corretamente, eu uso uns braços articulados com luzes LED.
Depois é só trazer os insectos para o estúdio e fotografa-los, sem lhes causar danos.

1 comentário:

  1. Jean Pierre, sensacional a forma como trabalha sua arte em fotografias macro! Ao mesmo tempo que a tecnologia está presente, a parte artesanal se coloca de forma intensa e interessante. E pra completar , suas brilhantes explicações. Aprecio demais seu trabalho artístico, aprendo com suas valiosas aulas. Abraço!

    ResponderEliminar