sábado, 1 de junho de 2013

Gotas


Na continuação do tema, fotografia ultra-rápida, aqui deixo mais uma foto.
Esta foto mostra o momento exacto em que a gota que caiu emerge e de seguida outra, ainda em queda, choca com a que está a emergir. Para conseguir este efeito tem de se ter duas coisas em atenção, a primeira a cedência das queda das gotas, em segundo todo o material fotográfico devidamente preparado e ajustado para congelar o movimento.
Em relação às gotas, eu tenho um sistema que eu próprio construi, consiste num depósito de plástico ligado com pequenas mangueiras em borracha e torneiras que controlam o fluxo da água, este sistema é instalado a cerca de um metro de altura e regulado consoante o efeito pretendido.

Depois vem a parte da fotografia, tem de estar tudo preparado e em frente ao acontecimento, eu uso uma máquina Nikon D200 em manual a 1/250, lente Nikon 105 f2.8 VR com uma abertura na ordem de f11, três flash’s Nikon SB 900 regulados para 1/64, estrategicamente colocados para evitar sombras, e um cabo disparador.

No momento de carregar no botão para libertar o obturador, ai eu uso duas maneiras, ou manualmente eu disparo a máquina à medida que as gotas caem ou uso uma barreira de infravermelhos que dispara automaticamente quando as gotas caem. De uma maneira ou outra esta é uma área da fotografia que requer muita experimentação, e quando se tenta fazer isto perdem-se muitas horas para conseguir dez ou vinte fotos boas.
   



1 comentário:

  1. Jean a beleza da fotografia é IMENSURÁVEL! A forma como voce descreve toda preparação é EMOCIONANTE! MARAVILHOSA ARTE, ARTISTA MARAVILHOSO...

    ResponderEliminar