quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Fotografia submersa





Como se faz, Fotografia semi-submersa

Para começar é preciso um aquário, eu usei um que eu próprio construi, e que uso para outras fotografias que podem ver aqui, os aquários que se compram também dão para este efeito no entanto são demasiado frágeis, por isso o que eu construi é feito de vidro mais grosso que o normal e tem proteção nas esquinas para o caso de bater em alguma pedra ter mais resistência.
A vantagem de usar um aquário em vez de uma caixa estanque é que se consegue ver mais definida a linha de água, pois a lente está mais afastada do vidro.
Existem no entanto alguns pormenores a ter em consideração e o primeiro deve-se ao facto da diferença de luz entre a parte de cima da fotografia e a parte de baixo ser muito grande, para eliminar essa diferença tive de recorrer aos filtros GND da Cokin, neste caso usei dois graduais, ND2 e ND8 assim consegui uma exposição equilibrada entre a parte de cima e a de baixo, também pode ser usado um flash para iluminar dentro de água, mas isso requer outros meios adicionais para instalar o flash dentro de água.
Depois de a máquina estar instalada dentro do aquário e devidamente segura, é necessário um cabo disparador, eu instalei o meu no topo do aquário de forma a conseguir disparar e segurar no aquário ao mesmo tempo.
Muito importante também é revestir o interior do aquário com cartolina preta para evitar os reflexos, apenas fica a descoberto a frente da objetiva e na parte de trás o mínimo para se ver o LCD, o ideal é usar uma máquina com live-view pois facilita muito a composição e acima de tudo posicionar o nível da água, eu optei por usar a minha “velhinha” Nikon D200 que não tem live view mas ligando a revisão das imagens consigo ver o que vou fotografando, assim em caso de acidente o prejuízo é minimizado.
O foco da lente deve estar em manual e ajustado de forma que a paisagem em cima e em baixo não fiquem desfocadas, pois em auto seria difícil a máquina focar.
Depois de tudo pronto é hora de entrar na água, com cuidado pois o aquário não é uma caixa estanque, devemos procurar sítios bem iluminados e se possível apanhar alguns peixes na foto, o que não é fácil.

2 comentários:

  1. Que aula maravilhosa!!! As fotografias são MUITO BELAS, grande fotógrafo!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem! No olx ou ebay pode comprar o protector para agua.
    http://photoandtravels.blogspot.pt/2016/03/how-to-spend-super-vacation-on-san-blas.html

    ResponderEliminar