segunda-feira, 12 de março de 2018



Estúdio com carril para focus stacking




O empilhamento de fotos, Focus Stacking, é uma técnica que permite uma maior profundidade de campo.
Esta é uma técnica que consiste em tirar várias fotografias com o foco em pontos diferentes, fotos estas que são posteriormente juntas no computador com um programa de edição que tenha a função para empilhar várias fotografias aproveitando apenas, em cada fotografia, a parte que está focada.
Nesta técnica podem ser usadas desde duas ou três fotografias até centenas.
Normalmente usa-se um empilhamento de muitas fotografias para objetos muito pequenos em que o aumento é muito grande, nestes casos tem de ser feito com um slider com controlador digital que permite tirar várias fotos em espaços iguais na ordem dos centesimos de milímetro.
Uma coisa a ter em atenção é a iluminação, pois quanto maior é o aumento maior é a perca de luz, este é uma parte da qual falarei mais tarde, iluminação e lentes para aumentar.
Para os grandes aumentos com muitas fotos conseguem-se melhores resultados em estúdio, com carril de focagem e carril de deslizamento da máquina com control de distancia.
É muito importante o motivo estar completamente imóvel durante toda a sequencia e a iluminação ser constante em todas as fotos.

Mais detalhes podem se vistos no meu canal do Youtube



Sem comentários:

Enviar um comentário