sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Fotografia ultra rápida

 
 
 
 Nikon D200 lente Nikon 105 2.8 VR com dois flashes SB 900
 
Esta é uma área da fotografia a que me tenho dedicado desde algum tempo, não só a tentar obter resultados que me agradem, mas também a construir o equipamento que permite tirar estas fotos.
Começando pelo equipamento, as fotos que aqui vêm foram tiradas com uma barreira de infravermelhos construída por mim, o princípio é simples, quando a barreira é interrompida a máquina dispara, no entanto para se conseguir estas fotos são precisas muitas horas para que primeiro, o equipamento tenha sensibilidade para detectar o motivo e segundo, o motivo passe no sítio que nós queremos, a grande dificuldade está em ter as duas coisas ao mesmo tempo.
Depois de algum tempo a construir a barreira, tive também de construir um túnel de voo, isto para obrigar os insectos a voarem para o sítio pretendido onde está a barreira que vai fazer disparar a máquina quando eles passam no sítio certo.
No caso de animais maiores como a rã que vêm na foto, ai a coisa é bem mais simples, basta colocar a barreira imediatamente á frente da rã porque assim que ela salta interrompe a barreira e a máquina dispara.
Depois de reunidas todas estas condições resta falar do mais importante, a iluminação.
Dependendo das situações eu uso dois, três ou quatro flashes, todos em velocidades inferiores a 1/32 só assim se consegue congelar um movimento tão rápido como as asas de um insecto em voo, nos casos em que a luz não é suficiente temos duas soluções, ou acrescentamos mais flashes ou subimos o valor ISO.
Na maior parte das vezes uso os flashes ligados com cabos, assim sei que apesar da rapidez, disparam todos ao mesmo tempo, no entanto ultimamente tenho usado o sistema CLS da Nikon ou seja os flashes disparam sem fios e comandados pela máquina e tenho constatado que este sistema é bastante rápido.
Futuramente irei colocar neste blog mais fotos feitas com esta técnica.
 
                                        
 

Este é um dos tuneis que uso, tenho dois, este e um mais pequeno para pequenos insectos.
O emissor e receptor de infravermelhos está dentro da estrutura e colocado estrategicamente para fazer disparar quando os insectos voam para fora do túnel.

 
 


5 comentários: